5 found
Order:
  1.  24
    (1 other version)A dessublimação emancipadora de Sartre.Cristina Diniz Mendonça - 2006 - Doispontos 3 (2).
    Short historical and cultural sketch of France’s decisive years during the Second World War, between occupation and resistance, re f racted by the prism of the Sartrean figure of the engagé intellectual, which was born out of this conjuncture of sharp political crisis. This sketch, however, is extracted out of my analysis of the int e r nal organization of what seems to be, at first sig ht, Sartre’s most d i s e ng a ged work, one that was (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  64
    Marxismo e filosofia: algumas considerações sobre os textos políticos Merleau-Pontyanos do pós-guerra.Cristina Diniz Mendonça - 1987 - Trans/Form/Ação 9:21-39.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    O ser e o nada de Sartre: uma "descoberta" filosófica dos "tempos modernos".Cristina Diniz Mendonça - 1994 - Trans/Form/Ação 17:105-112.
    This article defends the view that Sartre's "phenomenological ontology essay", L'Être et le Néant, could be understood as a philosophical re-creation of a crucial historical experience.Este artigo indica que o "Ensaio de ontologia fenomenológica" de Sartre, O ser e o nada, poderia ser lido como uma recriação filosófica de uma experiência histórica crucial.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    (1 other version)Quando o tempo cura as feridas do próprio tempo.Cristina Diniz Mendonça - 2004 - Dois Pontos 1 (1).
    resumo Parte de um percurso em que tratamos de expor a estrutura filosófica L’Être et lê Néant , o presente estudo procura mostrar que essa obra é o ponto fundamental de transição onde se dá, no pensamento sartriano, a metamorfose de uma teoria do tempo como destino trágico numa teoria do tempo como “salvação”. Completa-se, aqui, o processo de radicalização de Heidegger efetivado por Sartre: do pessimismo próprio do Dasein, que caminha impotente e solitário para a morte, passamos ao otimismo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Sartre: a conferência de Araraquara.Cristina Diniz Mendonça - 1988 - Trans/Form/Ação 11:45-52.
    Na conferência que pronunciou no Brasil, em Araraquara, Sartre, na linha direta de Questão de Método, retoma o tema - que a Resistência colocara na ordem do dia - das relações entre a teoria e a prática. Ora, cabe perguntar por que o autor, no umbral dos anos 60, reativa, de maneira tão decisiva, uma problemática que privilegiara nos idos do pós-guerra. A resposta a esta questão deve ser buscada, a nosso ver, nos desdobramentos da célebre polêmica dos anos 50 (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark